“Os programas dos governos Lula e Dilma transformaram nossa família”

“Os programas dos governos Lula e Dilma transformaram  nossa família”

A água da transposição do Rio São Francisco chegou em nosso sítio e nossa vida mais uma vez foi tocada pelas obras de Lula e Dilma. Elba Ravane Alves Amorim - Sertânia-PE

Depoimento enviado em 21/07/2017

Querido Presidente Lula, 

Eu sou Elba Ravane Alves Amorim. Hoje, sou advogada, mestra em Direitos Humanos, professora em um Centro Universitário e Coordenadora de uma ONG. Sem os programas e projetos implementados pelo senhor e pela presidenta Dilma, eu não seria essa mulher que me tornei. Suas obras não revolucionaram apenas minha vida: a vida de toda minha família foi diretamente transformada.

Meu pai é um agricultor aposentado, se aposentou durante o segundo Governo Lula. Ele nasceu na mesma cidade que o senhor, Caetés-PE. Na década de 1960, veio pra Sertânia-PE, onde conheceu e casou com minha mãe, também agricultora, que começou a trabalhar aos 9 anos de idade e que também se aposentou no segundo governo do senhor. A aposentadoria foi um dos momentos em que vi meu pai e mãe mais felizes e emancipados economicamente, porque, para agricultores, a renda antes da aposentadoria é sempre incerta.

Minha alma treme em ver que homens e mulheres como painho e mainha estão prestes a ver a aposentadoria como uma realidade impossível, após tanto trabalhar para sustentar a economia desse país. Com a Reforma da Previdência, esse direito será negado pelo (des)Governo Temer, porque a reforma inviabiliza a aposentadoria do trabalhador do campo.

Sou a caçula de 3 filhas. Como meu pai e minha mãe não tiveram oportunidade de estudar, eles lutaram muito para que nossa história fosse diferente. Quando minhas irmãs terminaram o Ensino médio, apesar nos esforços dos meus pais, não tinha como manter elas em uma faculdade e não havia programas sociais. Assim, elas não ingressaram no ensino superior após concluírem o ensino médio.

Já minha história, graças aos programas sociais idealizados pelo senhor, foi diferente. Em 2004, concluí o Normal Médio na Escola Pública Amaro Lafayette, em Sertânia e, em 2005, eu iniciava com bolsa do #PROUNI o curso de Direito, em Caruaru. Antes de concluir o curso, já estava trabalhando. Ao concluir o curso de Direito, fiz a OAB e fui aprovada, sendo a primeira pessoa da minha turma a entrar e concluir o mestrado em Direitos Humanos. Após isso, minha irmã veio para Caruaru e graduou-se graças ao #FIES em Administração.

Mas, os programas do Governo Lula e Dilma que transformaram a vida da nossa família não ficaram por aí. Todos os meses eu vou na casa dos meus pais, que fica no Sítio Brabo Novo, em Sertânia-PE. No último carnaval, encontrei meu povo em uma alegria que nunca havia visto. Para quem nasce e cresce na seca, nada é mais importante, nada traz mais esperança que água. A água é fonte de tudo, especialmente de esperança, meu povo estava feliz, a água da transposição do São Francisco havia chegado em nosso sítio e nossa vida mais uma vez era tocada pelas obras de Lula e Dilma.

Por isso, não poderia deixar de agradecer e dizer que seremos combatentes em defesa de um projeto de Brasil de todas e todos, que foi interrompido, mas que será retomado pelo senhor. A chegada das águas da transposição é simbólica porque revoluciona as possibilidades de não perdemos mais a dura batalha para a seca, representa a possibilidade da vida no campo, de permanecer no campo, de ser feliz no campo.

Seja bem-vindo à nossa terra. Abraços de Gratidão e nossas fotos que são o retrato de uma família com vidas transformadas pelos programas dos Governos do Presidente Lula e da Presidenta Dilma.