ProUni, realizando sonhos

ProUni, realizando sonhos

"Lula, sou grato a tudo que seu governo e o governo Dilma fizeram pelo país, pelo que fizeram pela minha vida e pela vida de minha família."Edmar de Carvalho Xismendes - Viana/Espírito Santo

Depoimento enviado em 22/05/2014

Olá, meu nome é Edmar, sou filho do seu Zé e dona Bia. Seu Zé é mineiro, nascido em Minas Gerais em 1947, pedreiro por profissão, mas já tem muito tempo que ele não exerce a profissão por ser cardíaco. Dona Bia é baiana, nascida em 1957, e trabalhava como doméstica. Eu nasci em 1980, entrando na escola em 1986 e concluindo o ensino médio em 1997, sem reprovações ou sequer um ano de recuperação. Apesar de tanto prazer em estudar, pela grande falta de condições financeiras nessa época, que era tão difícil, não pude continuar minha vida acadêmica, precisando então começar a trabalhar.

Pagando aluguel e com as coisas cada vez mais difíceis, a perspectiva era de ser apenas mais um brasileiro que só tinha como ocupação o TRABALHO. Mas em 2002 as coisas mudaram, o governo mudou e o poder aquisitivo do pobre começou a subir. Em 2004 consegui, junto com minha irmã, comprar um terreno e com muito custo iniciar as obras. Em 2006, fui convidado por um ex-professor do ensino médio para fazer o PUPT (Projeto Universidade Para Todos), que seria um pré-vestibular gratuito, visando a universidade federal daqui do estado. Porém, era muito concorrido, e o trabalho não me permitia estudar todos os dias, pois até aos sábados havia aulas. Fui aprovado na primeira fase do vest, mas fiquei na segunda fase. Porém, tomei conhecimento do Prouni nesta época, e consegui uma vaga para faculdade de Pedagogia – e não bobeei, comecei o curso em 2007.

Em 2006, saí do aluguel. Em 2012, me formei Pedagogo, e hoje participando de outro programa do governo, faço a faculdade dos meus sonhos: Jornalismo! Participo hoje do Educa Mais Brasil, pagando a metade do valor do curso.

Lula, sou grato a tudo que seu governo e o governo Dilma fizeram pelo país, pelo que fizeram pela minha vida e pela vida de minha família. Adoraria fazer uma entrevista com você como parte do meu TCC de Jornalismo. Seria um fechamento com chave de ouro.
Meus sinceros agradecimentos.