Sou professor e testemunha das mudanças no norte do país

Sou professor e testemunha das mudanças no norte do país

"Há 12 anos atrás, eu ia para a escola a pé. No atual governo, vou para o trabalho de S10 2013 e sem dividas no banco"Thony Costa - Rorainópolis/Roraima

Depoimento enviado em 05/08/2014

Sou professor da rede pública de ensino, moro em plena selva amazônica, entre Venezuela e Manaus. Em meu município, Rorainópolis (RR), está a reserva indígena Waimiri Atroari.
Antes, por aqui, tínhamos o sentimento de não fazer parte do Brasil, todos diziam que aqui era o fim do mundo, sendo que estamos no meio do Planeta Terra, na linha do Equador. Hoje, não temos mais este sentimento, porque agora temos mais qualidade de vida e, que tenho a maior satisfação de compartilhar um pouco das conquistas adquiridas por aqui nestes 12 anos de Governo do PT com LULA e DILMA, logo não restam dúvidas de que o Brasil tem governabilidade e compromisso humanitário com nosso povo, com na nação. A seguir algumas evidências locais:

ENERGIA:
Em governo anteriores, a energia da nossa cidade e suas vilas era movida a motor a diesel, todos os dias às 22:00h o motor era desligado e religado na manhã seguinte, muito triste. Hoje, temos energia 24 horas, nossas estradas vicinais, nas áreas de assentamento rural, onde a luz era à base de lamparina, todas receberam iluminação graças ao Programa Luz para Todos, essa política mudou e muito nossa região. Até 2016, estaremos ligados nacionalmente pela rede da hidrelétrica de Tucuruí, a rede já está nas proximidades de nosso Município. Tenho certeza absoluta que, os governos que já presidiram o Brasil no passado, jamais fariam o que Lula e Dilma fizeram e estão fazendo por Rorainópolis/RR, de certo estaríamos dados e lançados à sorte.

INTERNET
Sinceramente, internet era um sonho muito distante, principalmente em se tratando de uma cidade como a nossa, antes esquecida por todos aqueles que passaram pela Presidência da República. Para quem não previa internet por aqui nos próximos 50 anos ou mais, hoje, comemoro por tê-la instalada em minha residência. Graças a esta governança tenho internet banda larga em minha casa, assim como a juventude, as famílias, os profissionais em suas funções também são privilegiados por este empreendimento, uma conquista adquirida neste maravilhoso governo. Ao amanhecer, meu primeiro café da manhã é a leitura dos principais noticiários do meu Estado de Roraima, do Brasil e do mundo. E os avanços não param por aí, graças a Dilma, esta mulher brasileira, logo, logo teremos internet 4G na Amazônia.

EDUCAÇÃO E O SOCIAL
Na era FHC muitas crianças eram vistas trabalhando na rua vendendo doces e salgados, outros catando latinhas, enfim, hoje, a realidade é outra, não se ve tal cena por aqui.
O programa Bolsa Família, garantiu a frequência das crianças na escola, melhorou a qualidade de vida de suas famílias além de aquecer a economia local, também contribuindo com o nosso desenvolvimento.
Hoje, temos um Instituto Federal que atende quatro municípios adjacentes ao nosso, ao todo são 4(quatro) em Roraima.
O programa Pacto pela Alfabetização na Idade Certa está em seu segundo ano. Temos ainda o programa Pronatec que muito tem contribuído com a melhoria de vida de centenas de pessoas de nosso município.
O programa Mais Educação é outro que está presente em cinco escolas no município, que ampliou a jornada escolar dos estudantes inscritos, com acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer.

SAÚDE
Só uma governante comprometida com seu país como a presidenta DILMA, pensaria em criar um programa como o Mais Médicos. Os médicos cubanos que aqui chegaram, atendem na sede do município, nas vilas e zona rural, antes, pela carência, as pessoas teriam que se deslocar para a Capital Boa Vista, 300 km, por falta de médicos.
Hoje, temos uma unidade do SAMU com ambulância equipada e profissionais qualificados para atender diversas ocorrências e salvar vidas, que antes, em muitos casos, pessoas vieram a óbito por falta de socorro.
Enfim, temos ponto de cultura, telecine rural, telecentro e fabrica de gelo adquirida por colônia de pescadores, Minha Casa, Minha Vida urbana e rural, programa Mais Alimentos possibilitando melhor qualidade da merenda escolar, entre outras ações e programas muito importantes para a vida das pessoas aqui.

Muitos criticam e/ou atacam o governo Lula e governo Dilma, mas não tem a capacidade de percepção desta gigantesca transformação que está ocorrendo em cada cantinho do Brasil, quer na cidade, quer no campo ou mesmo na floresta. O grande problema de as políticas locais muitas vezes não darem certo, não restam dúvidas, está na falta de comprometimento e responsabilidade de governos locais, que inviabilizam suas administrações e empreendimentos como os de infraestrutura com recursos federais, que poderiam dar mais qualidade de vida às pessoas, logo, muitos por extrema maldade, fazem um trabalho de convencimento com o objetivo de levar as pessoas a acreditarem que a culpa pela irresponsabilidade administrativa local seja do governo federal, isso é inadmissível.

Sou professor e sempre trabalhei dois turnos, matutino concursado pelo município e vespertino, concursado pelo Estado. Há 12 anos atrás,  eu ia para a escola a pé. No atual governo, vou para o trabalho de S10 2013, sem dividas no banco, aproveitei as facilidades, inclusive de IPI e financiei esta maquina que quitarei em cinco anos, dois já se foram, faltam três. Isso para dizer que hoje um professor financeiramente organizado pode adquirir seu meio de transporte, Eu sou a prova viva deste empreendimento pessoal.

Minha esposa Maria, comprava e vendia cosméticos de revistas aos seus clientes. Graças ao atual governo, ela abriu uma empresa e tonou-se micro empreendedora individual, montou uma lojinha em casa e vai muito bem obrigado.

Nossa filha Nayara, vai se formar em medicina e Rorainópolis/Roraima terá uma médica filha desta terra, nascida aqui, no Norte do País, neste pedaço da Amazônia. Obrigado Lula e Dilma!